Etapas da obra

Normalmente, o planejamento da obra é feito para aqueles apartamentos que vão sofrer grandes mudanças, tanto na questão dos materiais de acabamentos, como no mudança de equipamentos e mobiliários. Deixamos aqui alguns passos que sempre acontecem nas obras de reforma:

  • Elaboração do Projeto – nessa etapa o responsável pelo projeto deverá saber qual o escopo da obra – entenda como as “necessidades” dos moradores, como a quantidade de dormitories, o estilo de vida da família, escritórios, etc. Além disso, é importante passer a ele a lista dos equipamentos que farão parte da obra, desde os que já existem, até os equipamentos novos que serão instalados. Com essa lista, sera possível fazer o projeto já levando em consideração a medida exata dos equipamentos.
  • Compra dos materiais, equipamentos e mobiliário –  assim que o projeto estiver concluído, se parte para a compra dos materiais. Opte por materiais de pronta entrega, pois muitas lojas têm o material em exposição, mas pedem até 30 dias para entregar. Mesmo com a opção de pronta entrega, ainda se tem que considerar que o material levará alguns dias para ser entregue na porta da sua casa.
  • Contratação da mão de obra e gerenciamento – uma boa mão de obra é fundamental para que a obra corra bem, sem grandes perdas de material e dentro do prazo estimado. O gerenciamento é importante para fiscalizar, organizar, controlar o cronograma e dar o suporte geral aos serviços e necessidades da obra, ajudando a resolver de forma técnica os problemas que aparecerem.
  • Fiscalização e gerenciamento – após a obra iniciada, manter uma rotina com reuniões em obra para acompanhar o andamento da mesma. Assim, se evita surpresas antes da obra ser entregue, além de se ter ainda um maior controle dos gastos.

Boa obra!

Autora do texto: Arq. Maria Alice Carvalho, da MAAC Arquitetura e Design de Interiores.

Imagem em destaque: arquivo de obras da MAAC Arquitetura e Design de Interiores, sem edição.

Caso haja a necessidade de publicação do texto acima, e até mesmo, parte ou frases do texto, será obrigatório citar fonte e o nome da autora.

Dúvidas: maac@maacarquitetura.com

maac_lr