A distrubuição ideal do mobiliário

04

Até mesmo antes da mudança, é bom já ter pensado como será a distribuição do mobiliário em sua residência. Para que você aproveite melhor o espaço interno de sua casa ou apartamento, aqui damos algumas dicas que vale a pena levar em consideração:

  • Sala de estar: cada ambiente tem uma função que deve ser respeitada para um bom aproveitamento do espaço. Em uma sala de estar, devemos lembrar que é ali onde receberemos visitas, além de ser o espaço “social” de uma casa, portanto é importante que haja sofás ou poltronas de frente um para o outro, permitindo que quando as pessoas estiverem sentadas, possam conversar sem ficar com o pescoço virado.
  • Sala de jantar: é fundamental que ao escolher sua mesa de jantar, ela tenha um tamanho compatível com o espaço que você tenha em casa. Muitas pessoas esquecem que para definir o tamanho da mesa, existem duas medidas importantes: a das cadeiras e a da circulação que devemos considerar como espaço livre, mesmo com as cadeiras ocupadas. O ideal é que a medida de circulação seja aproximadamente 70cm.
  • Home Theater: sempre devemos lembrar que neste ambiente existe equipamentos de som distribuidos pela sala que precisam estar conectados com o aparelho do home theater. Para isso, puxe os pontos de elétrica e cabeamento de uma forma que fiquem pouco visíveis, e que não estejam na área de circulação das pessoas, para não causar acidentes. Claro que para o uso deste ambiente, o ideal é um sofá ou algumas poltronas bem confortáveis, e localizadas sempre de frente para a área de projeção.
  • Dormitórios: nos dormitórios, devemos considerar o espaço de dois móveis que sempre estão presentes além da cama – o armário e a escrivaninha. O armário pode estar em qualquer parede, mas lembre-se do espaço que é ocupado pela abertura das portas. Caso o dormitório seja pequeno, vale a pena investir em um armário com portas de correr. A escrivaninha, por ter uma função específica e que exige bastante luz, procuramos, sempre que possível, localizá-la em uma área próxima à janela.

O bom projeto tem sempre um bom layout. A distribuição de mobiliário otimizada faz com que os ambientes fiquem mais funcionais e  confortáveis.

Autora do texto: Arq. Maria Alice Carvalho, da MAAC Arquitetura e Design de Interiores.

Imagem em destaque: arquivo de obras da MAAC Arquitetura e Design de Interiores, editada.

Caso haja a necessidade de publicação do texto acima, e até mesmo, parte ou frases do texto, será obrigatório citar fonte e o nome da autora.

Dúvidas: maac@maacarquitetura.com